SENSAÇÕES FANTASMAS
SENSAÇÕES FANTASMAS
SENSAÇÕES FANTASMAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


FILOSOFIA, MÚSICA, ENTRETENIMENTO, TECNOLOGIA, ETC...
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O conhecimento

Ir para baixo 
+2
STRANGE**
Angelo-
6 participantes
AutorMensagem
Angelo-

Angelo-


Mensagens : 14
Data de inscrição : 14/05/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: O conhecimento   O conhecimento EmptyTer maio 15, 2012 8:50 pm


LEVA A FELICIDADE?
Ir para o topo Ir para baixo
STRANGE**
Admin
STRANGE**


Mensagens : 6172
Data de inscrição : 13/05/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptyQua maio 16, 2012 3:12 pm

Angelo- escreveu:

LEVA A FELICIDADE?

Talvez nos ensine melhor a trabalhar com a infelicidade, mais com certeza não é o único caminho, as vezes na ignorância, nem nos damos conta do que é humilhação e conseguimos ser felizes...

Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
Kolseuvis




Mensagens : 19
Data de inscrição : 16/05/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptyQui maio 17, 2012 4:50 am

Eu gostei do ponto de vista da STRANGE** ! Acho que conhecer demais tem suas consequências, assim como a própria ignorância tem. Tudo é uma questão de ponto de vista. Eu ainda dou preferência ao conhecimento, pois acabo me afastando de falsas ideias que me tornariam feliz momentaneamente, e só.
Ir para o topo Ir para baixo
Lamia

Lamia


Mensagens : 218
Data de inscrição : 02/07/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptyTer Jul 03, 2012 3:10 pm

O Poder do conhecimento há eras remonta questionamentos que nem deuses nem humanos podem se acertar.
Odim perde um olho para ter mais conhecimento e, nem assim, impediu Ragnarok de acontecer.
Ciclopes viveram por eras com um olho só, uma vez que o trocaram pelo conhecimento do futuro.
Lendas Arturianas falam de bruxas que alternavam literalmente seus olhos, pois o saber de mais as impediam de ver o mundo como era.
Entaão, conhecer é prever? Antecipar? Antever? Até onde?
SE vc soubesse que seria massacrado amanhã, nem sairia da cama. E isso é conhecimento!
Entao partimos pra a ignorância, no termo lirico da palavra. Não saber! Desconhecer. Também chegamos à felicidade?
Ás vezes saber muito dói. Machuca. Áz vezes não saber nada nos machuca, permanentemente.
E o homem busca saber.... além da conta... porque eh humano!
Ir para o topo Ir para baixo
Dreamer




Mensagens : 3
Data de inscrição : 04/07/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptyQua Jul 04, 2012 9:13 pm

Concordo com a STRANGE** que às vezes a falta de conhecimento nos impede de sofrer.

Mas, creio que a parte referente ao "trabalhar com a infelicidade" envolve, principalmente, um conhecimento mais específico. Afinal quando dizemos "conhecimento" remetemos a um campo conceitual muito amplo, não é mesmo?

Alguns filósofos na antiga Grécia, como Platão, Aristóteles e os estoicos em geral, colocavam a virtude como o Bem maior, sendo ela, portanto, aquilo que leva à maior felicidade de todas. E, segundo anunciavam, só atingimos a virtude por meio da razão, ou seja, pelo exercício do pensamento.

Creio que quando falamos de "alguém feliz", estamos falando necessariamente de alguém que vê sua vida dotada de sentido. Assim, creio que, ao menos em parte, não podemos ignorar uma coisa que os gregos nos legaram: a dimensão reflexiva como dimensão fundamental que constitui a felicidade.

Podemos questionar aquilo que é a felicidade, e, já dentro deste próprio questionamento (neste próprio movimento questionador), reter algo que é pertinente à sua constituição. Fica indeterminado, além tudo, aquilo que é a "virtude" tendo em vista a diversidade e toda complexidade humana, que permite vários "mundos" coexistentes. Pois um dos paradigmas dominantes provindo do modelo grego do "pensar" considera a própria verdade como sendo a necessária correlação de uma representação intelectiva com a coisa representada. E se a verdade tiver um significado diferente?
Ir para o topo Ir para baixo
Lamia

Lamia


Mensagens : 218
Data de inscrição : 02/07/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptyQui Jul 05, 2012 7:56 pm

A falta de conhecimento não nos impede de sofrer, ao meu ver, ameniza.A "ignorância" no sentido puro da palavra proporciona uma sensação temporária de plenitude.
Eu ainda acredito que o Inglês eh mais preciso ao definir "You are happy". O ser e estar se mesclam, pois nunca são uníssonos. Raros os que afirmam o contrario.
Quando diz que o bem maior eh a virtude, está se remetendo ás qualidades dos deuses, greco-romanos. Cada um talhado por sua virtude. Felizes eles? Deuses traindo deuses e humanos, isso eh felicidade? Daí o inglês? Were they happy? How long?
Quanto mais se pensa sobre o que te faz feliz, mais refletimos e dependendo do dia, literalmente, mais coisas surgem para seu rol. Há dias que coisas simples te seduzem. Outros, nem tanto. Como bem disse, Dreamer, " a dimensão reflexiva como dimensão fundamental que constitui a felicidade. "
Hoje....O que te faz feliz?
Ir para o topo Ir para baixo
STRANGE**
Admin
STRANGE**


Mensagens : 6172
Data de inscrição : 13/05/2012

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptyDom Jul 15, 2012 11:02 am

A falta de conhecimento trás junto a falta de questionamentos....se eu cresci, escutando funk e nunca escutei música clássica, não vou sentir falta e vou achar que funk é legal, vou ser feliz com aquilo....porém se um dia eu escutar a clássica, posso me encantar, e ficar triste por não saber mais sobre, e começara a ficar exigente e ficar agoniada em busca de mais.....

Ir para o topo Ir para baixo
Teiteiforever

Teiteiforever


Mensagens : 70
Data de inscrição : 10/07/2012
Localização : Interior de Sao Paulo

O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento EmptySeg Jul 16, 2012 12:32 pm

STRANGE** escreveu:
A falta de conhecimento trás junto a falta de questionamentos....se eu cresci, escutando funk e nunca escutei música clássica, não vou sentir falta e vou achar que funk é legal, vou ser feliz com aquilo....porém se um dia eu escutar a clássica, posso me encantar, e ficar triste por não saber mais sobre, e começara a ficar exigente e ficar agoniada em busca de mais.....

Então aí vc experimentou na pele o "querer saber" , o que ignorância significa no seu mais puro sentido. Aí tb vc vê q a bidão eh curta, e q nao vai dar tempo de vc aprender,conhecer,ver,sentir mais... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O conhecimento Empty
MensagemAssunto: Re: O conhecimento   O conhecimento Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O conhecimento
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
SENSAÇÕES FANTASMAS :: FILOSOFIA :: CIÊNCIAS-
Ir para: